Agenda

LIVRO: ALÉM DA REVISÃO – CRITÉRIOS PARA REVISÃO TEXTUAL| Autógrafo às 19h.

27 de setembro, 2013
ARI

LIVRO: ALÉM DA REVISÃO – CRITÉRIOS PARA REVISÃO TEXTUAL

AUTOR: ARISTIDES COELHO NETO

EDITORA: SENAC

LOCAL:CARPE DIEM 104 SUL/ 27-09-2013.

 

Além da Revisão
Critérios para revisão textual

Dirigido a profissionais de linguística textual, estudantes de letras, revisores de textos, publicitários, jornalistas, a leitores simplesmente amantes da língua portuguesa. Terceira edição, revista e ampliada, lançada em agosto de 2013

Além da revisão tem esse nome porque extrapola conceitos usuais de revisão de textos, num mundo hoje dominado pelas facilidades da informática e de distâncias minimizadas pela internet. São poucos os trabalhos nessa área. E esta obra não se parece com as que foram até agora publicadas sobre revisão textual.

O livro pode até ser aceito pelos acadêmicos, mas seu público-alvo é o revisor de textos, o estudante de letras, o publicitário, o jornalista. Aquele leitor simplesmente amante da língua portuguesa,  no entanto, não ficará entediado com Além da revisão. Na sua simplicidade ele é agradável à leitura. E contém textos com curiosidades e amenidades.

Entre os que conhecem este projeto de Aristides Coelho Neto, há quem fale em efervescência. E há quem diga que o livro reflete a aventura entusiasta que ele empreende em seu trabalho de revisão.

Há quem pondere também que é contribuição importante para eliminar a falsa ideia da prevalência do conteúdo sobre a forma. Isso numa época em que os revisores textuais sumiram das redações. E em tempos de premissas equivocadas de que autores são autossuficientes para revisar seu próprio texto, com a ajuda de corretores ortográficos frios, desumanizados, incompetentes.

Esta republicação surge num momento em que se prorroga o prazo para a implantação definitiva do Acordo Ortográfico 2009, a despeito de os brasileiros – meio editorial e mídia – terem assimilado por completo a reforma ortográfica. E surge numa hora em que se especula rever eventuais lacunas e equívocos desse Acordo. Como não podemos esperar até que tudo se ajeite, aqui está a terceira edição de Além da revisão, revista, ampliada e de conformidade com o Acordo 2009.